sábado, 28 de maio de 2011

Atividades sobre o meio ambiente


Dia 05 de junho é o dia do meio ambiente. Vamos aproveitar e conscientizar nossas crianças sobre este tema com atividades que  a estimulem a cuidar e preservar nosso planeta.  Afinal, precisamos sensibilizar os alunos, para se tornarem cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade.
Trouxe aqui algumas sugestões de atividades que pode ser trabalhadas de forma interdisciplinar:

1. GEOGRAFIA: Fazer um passeio no entorno da escola para verificar a ação do homem no meio ambiente. Nesse passeio, os alunos deverão anotar suas observações, entrevistar pessoas e registrar tudo o que acharem importante. Nas sala de aula, promover a discussão sobre o que foi observado e redigir um relatório.
2. PORTUGUÊS: A partir do que foi observado na aula-passeio no entorno da escola,  elaborar o jornal ecológico co os alunos e escrever uma carta ao prefeito da cidade solicitando cestos de lixo para por no entorno da escola.
3. MATEMÁTICA: Análise de dados, baseados nas pesquisas, entrevistas e materiais coletados. Resolução de problemas (achar saídas) , montar jogos, trilhas ,etc...
4. EDUCAÇÃO FÍSICA: Proporcionar vivências de integração do ser humano, com Deus e a natureza.
5. FILOSOFIA: Refletir sobre o bom, o belo, o verdadeiro tirado da natureza.
6. INFORMÁTICA: Acesso as informações, contato com páginas sobre meio ambiente, formatação de trabalhos.
7. EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: Confecção de cartazes e slogans sobre o meio ambiente e oficina de sucata reaproveitamento de materiais e reciclagem de papel, para confecção de obras de arte.
8. TEATRO: Montagem de uma pequena esquete com a temática ambiental ( com elaboração de figurino, cenário etc... com reaproveitamento de material ).
9. HISTÓRIA: Pesquisa e montagem de uma linha histórica sobre a devastação do planeta no tempo; isto é, desde quando a humanidade começou a devastar o planeta e desde quando este processo foi acelerado.
10. CIÊNCIAS: Pesquisar e discutir a ação do homem como único animal racional que altera, destrói e polui o planeta. Transforma para seu benefício sem se preocupar com as outras espécies ou com os impactos que podem acontecer em relação ao clima, ar, solo e água. Discutir a questão da produção exagerada de lixo, e o seu impacto sobre o planeta, assim como maneiras adequadas de manejo (coleta seletiva, reciclagem).



Outra sugestão bem legal e promover concursos na escola entre as turmas, por categoria, por exemplo:
1ª categoria – Ed. Infantil e 1º ano: desenho sobre o meio ambiente
2ª categoria – 2º e 3º ano: slogan
3ª categoria – 4º : paródia
4ª categoria – 5º ano: produção de texto (poema ou texto de opinião)

Atividades:
 
As atividades são do blog da profa Karla Wanessa: http://karlawanessa.blogspot.com/2011/05/atividades-meio-ambiente.html

Um comentário:

Anônimo disse...

NA atividade de seres vivos e não vivos lápis e casa não são seres são objetos. Ser é tudo que existe na natureza e eles podem ser diferenciados em vivos e não vivos. Os objetos são elementos que não fazem parte da natureza e que o homem criou.