terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dicas para ajudar na alfabetização

No site Educar para Crescer encontrei o artigo "Como ajudar na alfabetização dos  filhos", muito interessante e, de lá resgatei essas dicas valiosíssimas para as mamães preocupadas na aquisição da leitura de seu filho. Veja, é só fazer em casa:
  1. Deixe recadinhos na porta da geladeira, escreva bilhetes e cartas para ele e/ou junto com ele;
  2. Prepare receitas culinárias na presença da criança;
  3. Leia histórias para seu filho, vale contos de fada, lendas, gibis, revistas, etc. Lembre-se que "Quando a mãe lê uma história para a criança, ela é leitora junto com a mãe";
  4. Seja, você "pai e mãe", modelo de leitor, pois seu se espelha em você;
  5. Explore junto com seu filho os rótulos das embalagens;
  6. Chame seu filho para fazer a lista de compra do supermercado;
  7. Aproveite as situações da rua para treinar a leitura, como, por exemplo, as placas de trânsito, destino de ônibus, outdoors, letreiros, panfletos, faixas,, nomes de lojas.. pois onde quer que frequentemos estaremos sempre em contato com o mundo letrado e é ótimo que os diferentes elementos sejam aproveitados com a criança;
  8. Escreva os convites de aniversários junto com a criança;
  9. Monte uma agenda telefônica junto com seu filho, ele vai adorar;
  10. Respeite o ritmo da criança, lembre-se: começar a ler e a escrever mais tardiamente não representa problema de aprendizagem ou falta de inteligência. Na maioria dos casos, significa apenas que a criança ainda não atingiu um nível necessário de maturidade. Segundo Maria Claudia, a criança fica um tempo absorvendo muita informação e de repente dá uma decolada, mostrando que conseguiu entender o processo. "É literalmente um 'click', mas que acontece em momentos diferentes para cada criança", ela sintetiza.
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/ajudar-alfabetizacao-seu-filho-470463.shtml

2 comentários:

Anônimo disse...

Silene, muito bem boladas essas dicas. Úteis e carregadas de motivação. Parabéns.
Grande abraço.
Manoel.

Silene Faro disse...

Oi, Manoel, obrigada pelas palavras. É sempre bom motivar os pais para que incentivem também seus filhos no processo de aquisição da leitura.
Um abraço