terça-feira, 27 de maio de 2008

Reflexão


A carpintaria

Era uma vez uma carpintaria onde as ferramentas resolveram realizar uma assembléia. Elas tinham umas diferenças e queriam por tudo em pratos limpos.
O martelo assumiu a presidência. Entretanto, ele foi notificado que teria que renunciar porque ele (toc, toc, toc) fazia muito barulho. O martelo aceitou, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, porque ele tinha que dar muitas voltas para que servisse para alguma coisa. O parafuso acatou a decisão, mas exigiu que a lixa também saísse. A lixa era muito áspera e sempre causava muitos atritos. Mas a condição para a lixa sair era que também fosse expulso o metro, que ficava medindo todo mundo como se só ele fosse perfeito!
Nisso chegou o carpinteiro e utilizando o martelo, o metro, a lixa e o parafuso, finalmente transformou a madeira num lindo móvel.
Quando a carpintaria ficou completamente só, a assembléia recomeçou. Foi então que o serrote pediu a palavra: “Senhoras e senhores”, disse ele, “Parece que ficou demonstrado que todos nós temos defeitos, entretanto o carpinteiro, quando trabalha, utiliza as nossas qualidades. E é isso que nos faz valiosos. Assim temos que deixar de lado os nossos pontos negativos e nos concentrar nos nossos pontos positivos”.
A assembléia então concluiu que o martelo era forte, que o parafuso unia e dava força, que a lixa aparava as arestas e o metro era preciso e exato.
Sentiram-se então uma equipe capaz! E todos ficaram felizes.





Adorei este texto! É mais interessante ainda porque lembra muito o conto de Machado de Assis " Um apólogo". É um texto muito bom para iniciar um trabalho em equipe na escola com alunos do fundamental e do médio.

Um comentário:

CLAUDIA disse...

No dia em que os homens, saber unir e usar a sabedoria que o Senhor DEUS no da de graça, ai sim vera que a união com certeza faz força!